Cirurgia Refrativa com Excimer Laser

Você já imaginou entrar em uma sala cirúrgica, deitar em uma maca, abrir os olhos e deixar que um oftalmologista manipule um incrivelmente preciso feixe de laser que remodela sua córnea em minutos, diminuindo ou literalmente anulando o “grau” corneano; então levantar e experimentar um admirável mundo novo, sem óculos ou lentes de contato. É uma nova técnica de cirurgia refrativa chamada LASIKLASIK é a abreviação do termo inglês “laser-assisted in situ keratomileusis”, e que poderá se tornar uma das mais populares cirurgias do planeta no próximos anos.



O método de LASIK começou a ser utilizado em cirurgias oculares nesta década e utiliza  a energia do excimer laser, que é uma forma de laser das mais conhecidas e seguras para correção de erros refrativos.

O excimer laser foi originalmente criado em 1970 e era utilizado em outras áreas como informática e indústria alimentícia, e é chamado de “laser frio” pois não produz calor, nem queimaduras, simplesmente vaporiza a córnea, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar as dioptrias ou “graus” da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

LASIKé antes de tudo uma nova tecnologia; até pouco tempo o excimer laser só era utilizado para outro tipo de cirurgia ocular a laser, o PRK (photorefractive keratectomy)

A técnica do LASIK se baseia no uso de um delicado instrumento de corte chamado microcerátomo. Os cirurgiões fazem um corte, semelhante a uma “fatia” ou “lamela” nas camadas mais anteriores da córnea, deixando um dos lados desta “lamela” aderido a córnea, e delicadamente levantam esta “lamela”  de tecido; então o excimer laser é aplicado remodelando a forma da córnea. A seguir a “lamela” é recolocada de volta ao lugar, como se fosse uma “tampinha de laranja”.